sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Reflexão sobre Liberdade

Aviso : o post a seguir é muito complicado de se entender e causará muita merda na sua vida, preste atenção se você é um religioso fanático ou uma criancinha que acha que liberdade é poder sair de casa e chegar a hora que quiser, não leia esse post. O conceito de liberdade que apresentarei é fruto de um estudo muito complicado e demorado, portanto, não me venha com ideias idiotas de que estou errado ou me equivoquei em qualquer ideia que apresentei. Não ligo para opiniões de gente desprovida de argumentos mas, caso alguém queira discutir de forma racional o que postarei, meu msn ficará disponível no final do post. Obrigado pela atenção e cuidado com o que vai ler, pois pode mudar sua mente.



Esse post não se trata de um historinha inventada por mim, ou ficção alguma é a mais pura VERDADE. Por mais que seja dolorido ouvir isso : NÃO HÁ LIBERDADE REAL .
Te assustei ? Que bom, sinal que você deveria ter parado de ler no aviso, mas se continuou arque com as consequencias.
Começo com o conceito de liberdade familiar, cara se você acha que ter seu quartinho com uma porta e chaves pra poder se masturbar é liberdade, tu ta muito errado e sabe como você ta errado ? Não ? Vou explicar :
Liberdade não acaba quando você tem que sair do quarto pra alguém limpar ou ainda quando você mesmo é OBRIGADO a limpar.
Palavra chave da frase acima a verbete obrigação. Se existe uma obrigação ja não existe mais liberdade, alguém discorda ? Se discorda é porque ainda precisa acordar.
Liberdade religiosa, tá vamo lá vc tem liberdade pra escolher qualquer que bem entender certo ? Aham ta certo mas, você tem total liberdade pra fazer o que quiser dentro dela ? Não ( há olha eu acabando com mais sonhos agora ) e sabe porque não ? Porque religião é ditadura ( não perguntei qual é sua religião tá bom ? Então não venha me encher o saco com isso, e não eu não vou respeitar ninguém [ sou livre mesmo ] ).
No catolicismo, não é qualquer um que pode se tornar padre ou freira, tem que ser chamado por algo maior. A tal vocação dita, não passa de uma simples desculpa pra alguns se acharem no direito de comandar os outros de uma forma mais discreta !
A figura do padre representa o " cabeça da comunidade " que por sua vez, instiga os féis a fazerem orações, cultos, adorações, e por aí vai ... Não vou dar detalhes quanto a isso.
Os evangélicos tem a figura do pastor ( e sinceramente não me dou bem com pastores, portanto evangélicos me bombardeiem com suas críticas inúteis =D ), e realmente esses caras são umas figuras, onde já se viu falar que Deus mandou você sair girando feito o Zangief do Street Fighter pra tirar espíritos ruins ?
Ah agora sim vo bate onde dói, o dízimo, você tem que pagar senão não vai para o céu... porra paro, chega geral, sem zuar ninguem, isso sim é sacanagem e acima de tudo uma cegueira voluntária, cara se você tem que pagar pra entrar então quer dizer que o tal " paraíso " é VIP ?
Abre o olhinho coração, você tem que ir a igreja aos domingos, tem que orar constantemente, tem que ser reto, justo, não pode fazer sexo por prazer, não pode olhar para outra pessoa e sentir atração, não pode come a fruta do centro do jardim, não, não, não, não, não ... me diga por favor, mostre a esse maldito verme ( Maggot com orgulho ) onde estáa sua liberdade de poder dair, tomar uma cerveja bem gelada, olhar pra outra pessoa e sentir uma pitadinha de desejo, dormir até tarde no domingo ....
Bem, agora que já dei a introdução do tema discutido aqui, vou descorrer sobre ele de forma sutil e muito, mas muito insana.
Não há liberdade, fato comprovado quando você tem vontade de sair pelado na rua e não pode por causa dos seus vizinhos.
Comprovado também quando você tem vontade de ligar seu som no último volume as 5 da manhã mas não pode por ter alguem dormindo por perto.
O conceito de liberdade vem de muito tempo atrás, pessoas fugiam de casa a procura de serem independentes, reis, condes, princesas, todos já buscaram/buscam de alguma forma ser livre.
Mas, o que realmente é liberdade ?
Liberdade é diferente de libertinagem, que consiste no prazer sem regras e sem juizo, sim é possível ser livre e ter juizo ao mesmo tempo.
A liberdade muitas vezes é cortada quando nos deparamos com outro ser fora de nós, chamado na sociedade de próximo. O próximo não é aquele que você conhece e tem contato direto mas, qualquer individuo que não faça parte de seu corpo. Até os animais entendem-se como sendo nossos próximos, árvores e outros serem tambem.
Se temos liberdade verdadeira podemos fazer o que bem entendemos sem nos preocuparmos em estar errados ou certos, se estamos ou não invadindo o espaço de outros, ou maculando nosso próximo.
Aí é que entra a questão da ética e da moral, não da pra separar esses 3, acredite eu já tentei.
A ética nos impede de cometer atitudes que magoariam ou então invadiriam os espaços alheios, e a moral nos ajuda a entender bem como devemos agir diante dessas situações.
Se a pessoa, seu próximo agride sua liberdade, é porque você nunca teve liberdade, correto ? Não você já teve liberdade mas, esbarrou na liberdade de outro ser. Sendo assim, logo presume-se que liberdade é uma verdade até que esbarra em um muro chamado espaço alheio, esse muro consiste na liberdade de outro individuo cuja liberdade se acaba quando entra em contato com a sua, portanto, a liberdade não existe.
Caso você duvide de mim, faça um teste mito simples : chegue atrasado a algum compromisso seu, algum compromisso simples, um jantar de família por exemplo, se você é livre, você não se sentirá mau pelos olhares ácidos que receberá ao chegar no local.
Como se sente agora sabendo que sair e não ter hora pra voltar não é ser livre ?
Como se sente agora que sabe que vive preso em uma bolha, onde sua liberdade não pode macular a do outro ?
Como se sente sabendo que é controlado por aquele que você imaginou que te levaria a salvação ?
São perguntas difíceis de se responder.
Não precisam de respostas, pois são questões infindáveis, que simplesmente irão puxar outras questões.
Caso alguem que ler o post todo queira discutir sobre o assunto, deixo aqui meu msn : kyasuke-sama@hotmail.com .
Obrigado por ler isso, e tente ser livre depois desse banho de água fria

Nenhum comentário:

Postar um comentário