domingo, 7 de agosto de 2011

Mais uma sobre religiões e suas privações e definições equivocadas.

 Boa noite meus amigos, depois de uns meses cá estou novamente, com mais um post pra deixar algumas cabeças confusas e levantar questionamentos.
  Semanas atrás, eu acessei o uol e eis que me deparo com uma notícia, que ao mesmo tempo me chocou e comoveu. Uma garota que não me recordo a idade, se suicidou. Até aí, poderia ser mais um caso de revolta juvenil, ou simplesmente depressão, porém o que me chamou atenção foi a notícia que seguia a manchete : suicidou-se para doar os orgãos ao pai e ao irmão, sem êxito, pelo fato de ter sido cremada antes de sua família encontrar a carta na qual ela explicava o motivo de tal ato.
 E o quê a religião tem com isso ?
 Simples, trata-se de um caso de suicídio, e isso me levou a pensar ...
 Se uma pessoa morre por amor, ela é considerada mártir. Se morre por suas mãos, é pecadora imperdoável. E se ela fizer os dois ao mesmo tempo, como seria classificada ?
 Levando em consideração tais pontos, eu pedi ajuda à uma grande amiga e pessoa que eu admiro muito nossa queridíssima Cah Maggot que é dona desse tumblr entre outras atividades que não vêm ao caso.
 Depois de algum papo no msn, e muitas risadas, tivemos um breve diálogo sobre o ocorrido. Muito foi falado e mesmo assim, ainda terminamos em uma dúvida grande, pelo fato de ser muito complicado tratar algo diante de uma visão religiosa, se tratando de dois agnósticos.
 Nós temos a mesma visão sobre tais assuntos, o ato em si foi errado, mas a intenção fio mais do que nobre. Salvar alguém é sim um ato lindo, e dar a vida por quem te trouxe ao mundo, mais ainda.
A visão da religiosa, creio eu que seria a seguinte : segundo o catecismo da igreja católica, o qual eu estudei anos atrás, vê qualquer dano causado ao corpo como pecado mortal, ou crime contra o templo do Espírito. Sendo assim, essa criança seria condenada ao inferno sem remediações ou salvação. Já a morte em função do salvamento ou para poupar alguém, é visto como martírio, ou seja, uma ' doação ' de sua vida em favorecimento de outro. O martírio só se caracteriza, se a pessoa for morta por outras mãos, então o caso dessa garota seria descartado, certo ? Errado. Ela deu a vida sim, mas a família se equivocou ao não ver direito a ' cena ' do acontecido.
 Portanto, em minha visão, ela não merece esse tal ' Inferno ', pois morreu com o intuito de salvar os que amava, se isso não foi concretizado, não se trata mais de culpa dela. Por suas mãos foi feito o necessário : uma carta com os motivos e o próprio ato.
 E você, qual sua visão quanto a isso ? É digna de salvação ou perdição ?
 Opine, comente, mostre sua cara. Esse é um blog aberto, faça dele seu também.
 Mais uma vez, obrigado Cah, sem você esse post não iria sair da minha cabeça !

Nenhum comentário:

Postar um comentário